A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um grupo formado por representantes dos funcionários e empregadores de uma empresa, responsável por promover a saúde e segurança do trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.
Entre suas atribuições estão a identificação de riscos no ambiente de trabalho, elaboração de programas de prevenção, realização de treinamentos e ações de conscientização, investigação de acidentes e orientação sobre o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).
A CIPA é responsável pela realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) anualmente. Este evento tem como objetivo promover a conscientização e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. É uma semana dedicada a atividades e palestras que visam a segurança e a saúde, além de estimular a adoção de medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes.
Todo o trabalho realizado pela CIPA é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Previdência e tem assistência do Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO) do Centro Paula Souza.
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